O Instituto Passos dos Vale nasceu em 2004 com o objetivo de transformar a vida de pessoas positivamente através da inclusão social. Encontrou através da equoterapia uma forma de cumprir a missão de ofertar ações e serviços que contribua para o bem- estar e qualidade de vida das famílias e de sujeitos em situação de vulnerabilidade social.

Desde então, o Instituto Passos do Vale já ofertou atividades de interesse e relevância pública para aproximadamente 200 pessoas sendo crianças, adolescentes, adultos e famílias através do método da equoterapia que busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou diversidade funcional.

O Projeto Thomás, que foi idealizado a partir de 2016, recebeu crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social[1] de São João del Rei e cidades da região de Minas Gerais como Prados, Resende Costa, Tiradentes e Santa Cruz de Minas. Ao longo dos anos, a demanda foi aumentando e outros projetos foram criados, sendo que em 2021 surgiu o Programa Thomás, expandindo a oferta de ações e serviços, todos conectados à figura e aos ensinamentos do cavalo. (Fluxograma no anexo I).Atualmente, estamos inseridos no Conselho Municipal de Assistência Social de São João del-Rei como entidade beneficente e temos o interesse de participar de outros Conselhos de Direitos. Entendemos a importância de ocupar esses espaços coletivos, no qual nos permite a oportunidade de uma fala democrática nas decisões e nas formulações de políticas públicas.

A missão do Instituto Passos do Vale é contribuir para que pessoas com diversidade funcional[2] possam sonhar sem fronteiras ou barreiras com um futuro de oportunidades iguais. Os nossos valores é sempre ter gratidão, empatia, transparência, integridade e companheirismo.

Desse modo, os serviços ofertados através do Programa Thomás são relacionados à figura do cavalo, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial[3] das pessoas com diversidade funcional que estejam em situação de vulnerabilidade social, abrangendo as áreas do esporte, assistência social, saúde, educação, cultura e lazer.

————————————————————————————
[1]Vulnerabilidade social é um conceito multidimensional que diz respeito a uma condição de fragilidade material ou moral de indivíduos ou grupos diante de riscos produzidos pelo contexto econômico-social. (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil).

[1]Diversidade funcional é um termo alternativo ao de deficiência, que tem sido utilizado por iniciativa das próprias pessoas com diversidade funcional. O termo foi cunhado pelo Fórum de Vida Independente, em 2005, na Espanha, para designar o que habitualmente tem sido denominado como deficiência. (PALACIOS; ROMAÑACH, 2006).

[1]Essa abordagem divide o ser humano em três potenciais ou camadas: Biológica: são as características físicas do indivíduo, herdadas dos pais ou adquiridas ao longo da vida. Psicológica: são os processos afetivos, emocionais e racionais que formam a personalidade e o modo do indivíduo de posicionar-se diante das pessoas e das circunstâncias. Social: são os valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural. (PEREIRA, 2016).